Ensino experiencial na farmácia universitária: um estudo de perspectiva etnográfica na educação

Foppa AA, Detoni KB, Fernandes BD, Mendonça SAM, Mesquita AR, Chemello C. Ensino experiencial na farmácia universitária: um estudo de perspectiva etnográfica na educação. Interface (Botucatu). 2024; 28: e230092. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230092

Resumos

O objetivo deste estudo foi refletir sobre o desafio da formação de identidade profissional do farmacêutico clínico em um contexto de currículo não integrado e em um ambiente tradicional e especializado. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa orientada pelos pressupostos da perspectiva etnográfica na educação, empregando-se múltiplos métodos de coleta de dados entre abril e julho de 2019. O cenário de ensino experiencial foi uma Farmácia Universitária da região Sul do Brasil. Por meio de uma descrição densa e com uso da reflexividade teórica e intertextual, é apresentada uma narrativa utilizando a voz dos participantes como âncora para dar visibilidade ao processo vivenciado. A ausência de um padrão para o cuidado na profissão farmacêutica, o currículo tradicional e a desarticulação entre teoria e prática constituem desafios para os estudantes de Farmácia legitimarem a prática profissional farmacêutica centrada no usuário.

Palavras-chave
Educação em farmácia; Aprendizado baseado na experiência; Serviços comunitários de farmácia; Pesquisa qualitativa

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230092