Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty.

Professores de ensino fundamental e médio Prancheta 1 cópia 2

BRASIL, Christina César Praça et al. Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty.

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 14-Maio-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0344.

A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho na voz, no corpo e nas emoções” e “emoções no corpo expressos pela voz”. As discussões mostram a não separabilidade corpo e mente e a percepção da voz como um modo de vivenciar o corpo e as emoções. A noção de corpo próprio, complexo e sistémico extrapola o entendimento de corpo orgânico-biológico e contribui com a ampliação dos debates sobre a saúde vocal do professor.

Palavras-chave : Voz; Emoção expressa; Professores de ensino fundamental e médio; Pesquisa qualitativa.

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