Quiñones-Preciado JA, Peña-García ÁA, Vallecilla-Zambrano DG, Yama-Oviedo JA, Hernández-Gutiérrez NL, Ordoñez-Hernández CA. Estratégias e necessidades educacionais de pais de bebês prematuros em um hospital de nível terciário em Cali, Colômbia. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220670. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220670
Resumo
O objetivo foi determinar as estratégias e necessidades educativas dos pais de bebês prematuros em um hospital de Cali, Colômbia. O estudo foi qualitativo de sistematização de experiências centradas num processo de intervenção mediado. Os eixos de sistematização foram: necessidades educativas e estratégias de melhoria. A amostra foi composta por 11 pais e mães que receberam educação no contexto de um programa de acompanhamento, selecionados por amostragem de opinião por critérios, entrevistados em profundidade. Foi realizada análise de conteúdo temática. Constatou-se que as necessidades educativas se agrupam nos seguintes cuidados com o bebê: conhecimentos básicos, comportamentos e emoções, estado de saúde, alimentação e cuidados do cuidador. As estratégias centraram-se na utilização e exploração das tecnologias de informação, na escola para os pais e na integração do grupo familiar.
Palavras-chave
Recém-nascido prematuro; sistematização; educação de pais; programa mãe canguru
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220670