Experiência de formação docente na pós-graduação e pesquisa em educação: projeto Capes Pró-Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil. 

Pró Educação na Saúde 72 Prancheta 1

Resumo

TRONCON, Luiz Ernesto de Almeida et al. 

Experiência de formação docente na pós-graduação e pesquisa em educação: projeto Capes Pró-Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil. 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 21-Jun-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0025.

Este artigo descreve a experiência do projeto Pró-Ensino na Saúde (Capes-Edital 024/2010) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Entre 2011 e 2016 o projeto formou quatro mestres e cinco doutores, além de criar disciplinas abordando tópicos de ensino-aprendizagem na saúde. Nesse período, consolidou-se grupo de pesquisa em educação na saúde, que vem desenvolvendo projetos específicos e publicando artigos inéditos e revisões sobre temas relevantes à docência na saúde. Todos os objetivos do edital Capes foram alcançados, apesar das dificuldades enfrentadas, como a pouca flexibilidade da pós-graduação na universidade, o que restringiu a admissão de pós-graduandos e o credenciamento de novos orientadores. Mesmo após o término do projeto, manteve-se o grupo de ensino e pesquisa, que continua contribuindo para a valorização da formação docente na pós-graduação e da pesquisa na área de ensino na saúde.

Palavras-chave : Ensino; Recursos humanos; Educação; Ocupações em Saúde; Ensino superior.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005011101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt