Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional

Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado influências no exercício profissional

Resumo

PALHETA, Allan Marcos da Silva et al. Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190368.  Epub 28-Set-2020. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190368.

O objetivo da pesquisa foi conhecer a influência da proposta pedagógica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado no exercício profissional dos egressos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada com vinte enfermeiros egressos que vivenciaram a mudança curricular e que tiveram vínculo direto com a assistência. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário autoaplicado e a análise, por meio de análise temática. Os egressos referiram vivenciar articulação entre teoria e prática e o exercício do pensamento crítico e reflexivo, o que contribuiu no processo de tomada de decisão, além de dar ênfase às práticas do cuidado humanizado, da pesquisa e da escrita acadêmica. A proposta pedagógica na Faculdade de Enfermagem tem formado profissionais éticos, críticos e reflexivos, alinhados com os princípios das diretrizes curriculares nacionais em Enfermagem.

Palavras-chave : Ensino de enfermagem; Currículo; Cuidados de enfermagem.

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100253&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt