Fundamentos teóricos do projeto pedagógico de um curso de Medicina no sertão paraibano: contribuições ao debate sobre educação médica

Fundamentos teóricos do Projeto Pedagógico de um Curso de Medicina no Sertão Paraibano contribuições ao debate sobre Educação Médica 2017 0790 Henrique MM2

Resumo

MEDEIROS, Henrique Gonçalves Dantas de  e  TRINDADE, Thiago Gomes da.

Fundamentos teóricos do projeto pedagógico de um curso de Medicina no sertão paraibano: contribuições ao debate sobre educação médica.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e170790.  Epub 04-Fev-2019. ISSN 1414-3283.

http://dx.doi.org/10.1590/interface.170790.

Considerando os processos de reforma da educação médica, necessita-se estudar experiências surgidas recentemente. Assim, analisou-se o projeto pedagógico do curso (PPC) de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cajazeiras (Paraíba, Brasil), procurando reconhecer seus fundamentos teóricos. Trata-se de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, utilizando documentação indireta e observação direta intensiva para coleta de dados e o método hermenêutico-dialético para sua análise. Partindo de pressupostos da Medicina Rural, o projeto é eclético: contempla o Materialismo Histórico e Dialético, por meio da Epidemiologia Crítica Latino-Americana e da Metodologia da Problematização; referenciando-se na Pedagogia das Competências, aproxima-se de correntes racionalistas, individualistas e neopragmatistas; e, finalmente, dialoga com a Pós-Modernidade de Contestação e o Pensamento Complexo. Buscando superar o Paradigma Flexneriano, conclui-se que o projeto aproxima-se do Paradigma da Integralidade, mas enfrenta dificuldades para materializar-se, apontando-se propostas práticas para viabilizá-lo.

Palavras-chave : Educação médica; Currículo; Educação em Saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600202&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt