Resumo
PENEDO, Rafaela Mossarelli; GONCALO, Camila da Silva e QUELUZ, Dagmar de Paula.
Gestão compartilhada: percepções de profissionais no contexto de Saúde da Família.
Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170451. Epub 16-Jan-2019. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/interface.170451.
Espera-se como objetivo deste estudo conhecer as percepções dos profissionais das equipes de Saúde da Família sobre a temática da gestão compartilhada. Foi realizado com base nos pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, utilizando o método da Análise de Conteúdo na modalidade temática. O universo de estudo foi constituído de 25 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família (USF) com equipes de saúde bucal. Os dados foram obtidos inicialmente por entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise temática revelou uma categoria: Percepções sobre gestão compartilhada, com os temas “Gestão descentralizada” e “Gestão centralizada” e seus respectivos subtemas. Concluiu-se que, para os trabalhadores, gestão compartilhada é um processo participativo. Eles valorizam a participação e a democracia nas equipes para que se possa trabalhar em uma proposta de gestão mais horizontal. Porém, foram apontados modelos de gestão verticalizados, centralizados no enfermeiro.
Palavras-chave : Gerenciamento de prática profissional; Gestão em saúde; Pesquisa qualitativa; Pesquisa sobre serviços de saúde.