Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação

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Resumo

ALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira  e  SILVA, José Carlos da.

Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e180011.  Epub 04-Fev-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180011.

O Programa Mais Médicos (PMM) possui três eixos de atuação e é fundamentado pelas diretrizes pedagógicas da Educação Permanente. Considerando a abrangência do programa, que vai do provimento emergencial de médicos até a ampliação do número de vagas em cursos de graduação e residência em Medicina, sua gestão é interministerial, na qual o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) compartilham responsabilidades para seu pleno funcionamento. O presente trabalho relata a construção da experiência de gestão do PMM por parte do MEC, que inclui a estruturação de uma nova diretoria e de novos modos de fazer gestão nesse ministério. Também aponta as principais dificuldades e facilidades durante todo o processo, além de sinalizar importantes reflexões sobre as perspectivas e desafios para a continuidade e sustentabilidade do programa.

Palavras-chave : Programa Mais Médicos; Gestão; Educação; Saúde; Atenção primária à saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600205&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt