Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco.

Educação interprofissional 2 72 Prancheta 1

Resumo

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador et al. 

Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre educação interprofissional (EIP): narrativas em foco. 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0674.

Este trabalho se propôs a analisar as contribuições do grupo como um espaço de estudo, pesquisa e desenvolvimento de competências em/sobre a Educação Interprofissional. Apresenta nuanças do estudo de caso e ancorou-se na abordagem qualitativa. As 14 narrativas conduziram ao campo das experiências e representações, objeto de compreensão, análise e interpretação da pesquisa. Da análise temática emergiram três eixos de categoria: motivações, expressando os movimentos de busca, ingresso e permanência; grupo como espaço de aprendizagem compartilhada e prática colaborativa, com dimensões intersubjetiva, pessoal, institucional; e grupo como processo de consolidação e reconstrução permanentes, com desafios na construção das aprendizagens, no processo grupal e na publicização. O grupo caracteriza-se como locus privilegiado para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e construção de aprendizagens.

Palavras-chave : Educação interprofissional; Prática colaborativa; Relações interprofissionais; Comportamento cooperativo.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005012107&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt