Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes

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Resumo

NETTO, Isa Magesti Corrêa; SANTOS, Gleidson Jordan dos  and  SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos. Grupo musical como contexto para promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190367.  Epub Dec 09, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190367.

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar se, e como, o Programa Música Viva, realizado em uma cidade do estado de Minas Gerais, Brasil, promove o desenvolvimento positivo de adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos da bioecologia do desenvolvimento humano proposta por Bronfenbrenner e na teoria do Desenvolvimento Positivo de Lerner. Os procedimentos metodológicos utilizados na investigação incluíram observação participante, diário de campo, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que o programa favorece o desenvolvimento positivo dos sujeitos, uma vez que, ao oferecer-lhes aulas gratuitas de instrumentos musicais, oportuniza a esses jovens o acesso à cultura e ao lazer e, assim, possibilidades mais amplas de exercerem suas cidadanias, mudarem suas trajetórias de vida e se desenvolverem de maneira saudável.

Palavras-chave : Adolescência; Desenvolvimento humano; Pesquisa qualitativa.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100212&lng=en&nrm=iso&tlng=pt