Resumo
FERNANDEZ, José Berenguel; SAEZ, Víctor Manuel Marí e HURTADO, Javier Gallardo. Idosos na publicidade espanhola: tensões entre pesquisa, planejamento e representação dos mais velhos nos anúncios. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190431. Epub 09-Abr-2020. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/interface.190431.
O presente artigo analisa as continuidades e descontinuidades que ocorrem entre a pesquisa, o planejamento de mídia e a construção das representações dos idosos na publicidade espanhola. O estudo, centrado nos anúncios sobre envelhecimento, idosos e saúde, foi implementado a partir de uma triangulação metodológica que incluiu técnicas como a análise do discurso, a pesquisa e a revisão de literatura sobre segmentação publicitária. As conclusões apontam para uma limitação das representações postas em jogo nos anúncios a respeito da diversidade estabelecida pelos profissionais e na literatura científica. Constitui-se o desafio de superar as visões excessivamente individualistas sobre o idoso e da gestão de sua saúde, ao tempo que emerge como alternativa a concepção da saúde como um espaço simbólico de conflito e negociação.
Palavras-chave : Publicidade e saúde; Idosos; Espanha; Planejamento de mídia.