Idosos na publicidade espanhola: tensões entre pesquisa, planejamento e representação dos mais velhos nos anúncios

Los Seniors en la publicidad española tensiones entre la investigación planificación y la representación de los mayores en los anuncios 2019 0431 Victor 2T20

Resumo

FERNANDEZ, José BerenguelSAEZ, Víctor Manuel Marí  e  HURTADO, Javier Gallardo. Idosos na publicidade espanhola: tensões entre pesquisa, planejamento e representação dos mais velhos nos anúncios. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190431.  Epub 09-Abr-2020. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.190431.

O presente artigo analisa as continuidades e descontinuidades que ocorrem entre a pesquisa, o planejamento de mídia e a construção das representações dos idosos na publicidade espanhola. O estudo, centrado nos anúncios sobre envelhecimento, idosos e saúde, foi implementado a partir de uma triangulação metodológica que incluiu técnicas como a análise do discurso, a pesquisa e a revisão de literatura sobre segmentação publicitária. As conclusões apontam para uma limitação das representações postas em jogo nos anúncios a respeito da diversidade estabelecida pelos profissionais e na literatura científica. Constitui-se o desafio de superar as visões excessivamente individualistas sobre o idoso e da gestão de sua saúde, ao tempo que emerge como alternativa a concepção da saúde como um espaço simbólico de conflito e negociação.

Palavras-chave : Publicidade e saúde; Idosos; Espanha; Planejamento de mídia.

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100228&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt