Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural

Integração ensino serviço comunidade em Odontologia um estudo cultural

Resumo

FORTE, Franklin Delano Soares et al. Integração ensino-serviço-comunidade em Odontologia: um estudo cultural. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e200166.  Epub 28-Set-2020. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.200166.

O objetivo do estudo foi analisar a integração ensino-serviço-comunidade em um curso de Odontologia, a partir dos estágios curriculares vistos na perspectiva dos trabalhadores de saúde, estudantes, usuários, gestores e professores. Foram realizadas 27 entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas e analisadas tematicamente. As representações culturais sobre a integração estudada são ressignificadas processualmente a partir das interações e colisões entre os seus diferentes agentes, possibilitando o deslizamento de sentidos expressos e compartilhados. As representações também operam de forma contingente, ora facilitando, ora dificultando um processo de formação odontológica efetivamente dialógico. A integração ensino-serviço-comunidade, estudada a partir de um dos seus dispositivos, os estágios supervisionados, é um lugar de “sair de si” para vivenciar a teoria na prática e a prática na teoria, com ações sociais e pedagógicas que produzem atualizações, corresponsabilizações e conhecimentos orientados coletiva e intencionalmente para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave : Estudos culturais; Odontologia; Saúde Pública; Ensino.

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100254&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt