Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente

Garcia SO, Sampaio J, Costa CRL, Diniz RS, Araújo TA. Integração ensino-serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente. Interface (Botucatu). 2019; 23:e180540. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.180540

Resumo

O objetivo deste estudo é relatar as experiências do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em uma maternidade pública de João Pessoa, Paraíba (PB), Brasil, pontuando as ações desenvolvidas na integração ensino-serviço. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da vivência do grupo PET-Saúde no desenvolvimento de oficinas problematizadoras com os trabalhadores, voltadas à temática da educação permanente. Temas como humanização do cuidado, integração ensino-serviço e necessidade de espaços formativos para os profissionais foram discutidos. Como desdobramento, o PET sugeriu a pactuação de uma nova dinâmica para funcionamento do Centro de Estudos da instituição e criação de um informativo para potencializar a comunicação institucional. Nota-se que a inserção do PET-Saúde no serviço possibilitou a construção de novos processos formativos, orientados na perspectiva da educação permanente.

Palavras-chave
Educação em saúde; Instituições de ensino superior; Serviços de saúde.

Acesso em: https://doi.org/10.1590/Interface.180540