Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação

integração

Resumo

ELY, Luciane Ines  e  TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti.

Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1563-1575. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0658.

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa de abordagem qualitativa (estudo de caso) que se propôs a compreender os significados da vivência multiprofissional na atividade de ensino integradora de uma universidade pública do sul do Brasil, que acontece em serviços da Atenção Primária à Saúde, analisando seu potencial para a educação interprofissional (EIP). A produção de dados foi constituída por entrevistas individuais semiestruturadas com egressos, estudantes e gestor universitário, grupo focal com professores e observação participante com registros em diário de campo. Os dados foram interpretados pela análise temática de conteúdo. A inte(g)ração entre estudantes, professores e profissionais da Saúde promoveu aprendizagens relacionadas às competências colaborativas, características da EIP. Desafios institucionais, físicos e pedagógicos para o compartilhamento das vivências entre profissões foram destacados, havendo necessidade da ampliação de iniciativas de EIP nos currículos da graduação em Saúde.

Palavras-chave : Relações interprofissionais; Educação superior; Serviços de integração docente-assistencial; Sistema Único de Saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601563&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt