Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem

aprendizagem

Resumo

MOURTHE JUNIOR, Carlos Alberto; LIMA, Valéria Vernaschi  e  PADILHA, Roberto de Queiroz.

Integrando emoções e racionalidades para o desenvolvimento de competência nas metodologias ativas de aprendizagem.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.65, pp.577-588.  Epub 21-Dez-2017. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0846.

Sustentado em uma prática educacional construtivista, dialógica e baseada em competência, este artigo discute uma tradição racionalista/objetivista de ensino-aprendizagem. Expressões artísticas, especialmente cinematográficas, são apresentadas como disparadores educacionais. Educandos organizados em pequenos grupos compartilham, correlacionam e conversam sobre suas emoções, possibilitando uma melhor compreensão das racionalidades envolvidas no processo de aprendizagem. Como os grupos apresentam diferentes estágios de problematização das emoções, propomos categorias para apoiar docentes e integrantes na identificação da natureza conversacional dos grupos, favorecendo suas intervenções e contribuições para o desenvolvimento individual e social dos participantes, com referência a um perfil de competência.

Palavras-chave : Aprendizagem ativa; Competência profissional; Educação; Emoções; Arte.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005023103&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt