Resumo
JURDI, Andrea Perosa Saigh; SILVA, Carla Cilene Baptista e LIBERMAN, Flavia.
Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.65, pp.603-608. Epub 01-Fev-2018. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0978.
O módulo Atividades e Recursos Terapêuticos: Lúdico e Lazer tem proposto aos estudantes experimentarem a produção de inventários, forma de narrativa que possibilita resgatar a memória lúdica atravessada pelos afetos e constituí-la no presente. Permite o contato com narrativas familiares, com a história pessoal e o conhecimento das brincadeiras e brinquedos das diferentes gerações. Deixar registrada essa vivência por meio de imagens e escrita tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre metodologias que podem ser utilizadas para sensibilizar o estudante na construção do ser terapeuta, para a formação dos terapeutas ocupacionais e para profissionais de outros campos que utilizam as brincadeiras e o brincar em seu cotidiano de trabalho. Podemos pensar nos inventários como narrativas concretas que dão visibilidade às memórias e afetos, ativando um devir-criança, essencial para a formação lúdica.
Palavras-chave : Narrativa; Formação em Terapia Ocupacional; Ensino; Brincar.