Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos

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Resumo

 

JURDI, Andrea Perosa Saigh; SILVA, Carla Cilene Baptista  e  LIBERMAN, Flavia.

Inventários das brincadeiras e do brincar: ativando uma memória dos afetos.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.65, pp.603-608.  Epub 01-Fev-2018. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0978.

O módulo Atividades e Recursos Terapêuticos: Lúdico e Lazer tem proposto aos estudantes experimentarem a produção de inventários, forma de narrativa que possibilita resgatar a memória lúdica atravessada pelos afetos e constituí-la no presente. Permite o contato com narrativas familiares, com a história pessoal e o conhecimento das brincadeiras e brinquedos das diferentes gerações. Deixar registrada essa vivência por meio de imagens e escrita tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre metodologias que podem ser utilizadas para sensibilizar o estudante na construção do ser terapeuta, para a formação dos terapeutas ocupacionais e para profissionais de outros campos que utilizam as brincadeiras e o brincar em seu cotidiano de trabalho. Podemos pensar nos inventários como narrativas concretas que dão visibilidade às memórias e afetos, ativando um devir-criança, essencial para a formação lúdica.

 

Palavras-chave : Narrativa; Formação em Terapia Ocupacional; Ensino; Brincar.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005001101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt