Jogar e escrever no ensino na pós-graduação: por uma política de performatividade do conhecimento

Federici CAG, Liberman F, Guzzo MSL. Jogar e escrever no ensino na pós-graduação: por uma política de performatividade do conhecimento. Interface (Botucatu). 2025; 29: e240242. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240242

 

Resumos

Este artigo investiga a convergência entre os atos de escrever e jogar no contexto da pesquisa em saúde em uma universidade pública. Enquanto a escrita é tradicionalmente utilizada para transmitir conhecimentos científicos e pesquisas, o jogo emerge como uma abordagem alternativa, interativa e engajadora. Essa pesquisa examina as potencialidades e os desafios de integração entre essas práticas na Pós-Graduação. As potencialidades incluem a melhoria da compreensão de conceitos complexos, o aumento do engajamento dos estudantes e a promoção da criatividade. No entanto, os desafios incluem encontrar o equilíbrio entre a rigidez acadêmica e a ludicidade, garantir a precisão científica no contexto lúdico e superar possíveis resistências institucionais. Este estudo destaca a importância de explorar estratégias inovadoras de ensino e comunicação na Pós-Graduação em Saúde, visando aprimorar a formação dos estudantes e promover maior disseminação do conhecimento científico.

Palavras-chave Jogo; Ensino; Tecnologia educacional; Metodologia; Programa de pós-graduação em saúde

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240242

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