Métodos e instrumentos de avaliação em programas de formação por pares para pessoas com problemas de saúde mental: revisão documental

Zabaleta-González R, Lezcano-Barbero F, Martínez-Pérez A, Casado-Muñoz R. Métodos e instrumentos de avaliação em programas de formação por pares para pessoas com problemas de saúde mental: revisão documental. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220108. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220108

Resumo
A formação de pessoas com doenças mentais favorece a inclusão social e laboral. A avaliação destes programas é fundamental para determinar o seu alcance. O objetivo é identificar os métodos e instrumentos de avaliação utilizados nos programas de formação de pares para pessoas com doenças mentais. É realizada uma revisão documental. De acordo com os critérios de inclusão e elegibilidade, 56 programas foram selecionados para análise. Os métodos de avaliação utilizados são muito heterogêneos e a informação fornecida é limitada. Verificamos que a maioria dos programas avalia os conhecimentos, mas não as competências adquiridas através da formação. Para uma avaliação adequada das competências, é necessário recolher informações em momentos diferentes e com estratégias complementares; se isto não for feito, seria difícil afirmar que a pessoa tem as competências necessárias para o seu desempenho.

Palavras-chave
Educação; Avaliação; Métodos; Saúde mental; Apoio social

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220108