Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde. 

Educação Médica 72 Prancheta 1

Resumo

BENEDETTO, Maria Auxiliadora Craice De  e  GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. 

Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde. 

Interface (Botucatu)[online]. In press. , pp.-.  Epub 21-Maio-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0218.

Um enfoque predominantemente biomédico atribuído ao ensino e à prática das Ciências da Saúde contribui para o processo de desumanização, que representa uma das principais queixas dos usuários dos sistemas de saúde em nosso país. Qualquer estratégia para enfrentar a questão depende da presença de profissionais de saúde bem formados de um ponto de vista técnico e humanístico. As maiores deficiências concernem à formação humanística. Este artigo constitui um recorte de um estudo cujo objetivo foi investigar a efetividade da utilização de narrativas como recurso didático na formação humanística de estudantes de Medicina e Enfermagem. Entre os temas emergentes a partir de métodos qualitativos, destacou-se o currículo oculto, que permeou todos os demais e contra o qual os estudantes poderiam ser imunizados mediante a exposição a um modelo de ensino centrado no paciente e que prioriza a reflexão ética.

Palavras-chave : Narrativas em saúde; Educação médica e de enfermagem; Humanização em saúde; Currículo oculto.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005007104&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt