Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde

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Resumo

IMBRIZI, Jaquelina MariaKINKER, Fernando SfairAZEVEDO, Adriana Barin de  e  JURDI, Andrea Perosa Saigh.

Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde. 

Interface (Botucatu)[online]. 2018, vol.22, n.66, pp.929-938.  Epub 05-Abr-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0168.

A produção escrita de narrativas tem se apresentado como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, discutimos como os estudantes se apropriam desta atividade e como os professores estabelecem critérios para avaliar o material que substitui a prova. São apresentadas três experiências: o memorial; a biografia sobre o brincar e a história de vida dos usuários de um Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps). O método se baseou na escolha de trechos dos escritos dos estudantes de 2014 e posterior análise à luz de autores que discutem narrativas. Os dados produzidos apontam a importância de considerar o processo criativo na elaboração de um texto; a transitoriedade entre a verticalidade da história singular e a horizontalidade da cultura; e a reflexão acerca da constituição subjetiva no encontro com a diferença.

Palavras-chave : Narrativa de história de vida; Processos de produção de subjetividade; Formação em saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000300929&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt