Resumo
IMBRIZI, Jaquelina Maria; KINKER, Fernando Sfair; AZEVEDO, Adriana Barin de e JURDI, Andrea Perosa Saigh.
Narrativas de vida como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde.
Interface (Botucatu)[online]. 2018, vol.22, n.66, pp.929-938. Epub 05-Abr-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0168.
A produção escrita de narrativas tem se apresentado como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde do campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. Neste artigo, discutimos como os estudantes se apropriam desta atividade e como os professores estabelecem critérios para avaliar o material que substitui a prova. São apresentadas três experiências: o memorial; a biografia sobre o brincar e a história de vida dos usuários de um Núcleo de Atenção Psicossocial (Naps). O método se baseou na escolha de trechos dos escritos dos estudantes de 2014 e posterior análise à luz de autores que discutem narrativas. Os dados produzidos apontam a importância de considerar o processo criativo na elaboração de um texto; a transitoriedade entre a verticalidade da história singular e a horizontalidade da cultura; e a reflexão acerca da constituição subjetiva no encontro com a diferença.
Palavras-chave : Narrativa de história de vida; Processos de produção de subjetividade; Formação em saúde.