Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação

curriculares

Resumo

FERREIRA, Marcelo José Monteiro et al.

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e170920.  Epub 16-Maio-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170920.

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) visam à reestruturação e adequação dos currículos médicos. Objetiva-se realizar uma análise crítico-reflexiva da reestruturação da matriz curricular para um curso de Medicina. Trata-se de uma pesquisa-ação realizada em uma universidade federal brasileira. Para a análise do material, procedeu-se com Análise de Discurso. Como resultados, destacou-se uma proposição curricular que valorize a vida, capaz de transpor o paradigma biomédico para incorporar outras dimensões no cuidado em Saúde. Apontou-se para o fortalecimento de uma matriz curricular retroalimentada pelas demandas sociais, tendo a Atenção Primária como cenário preferencial para a formação. Propõe-se o estabelecimento de relações de longitudinalidade e transversalidade entre as áreas de competência das DCN de 2014 e os componentes curriculares ofertados. Intenciona-se fomentar a compreensão dos determinantes e relações das doenças com os modos de vida das comunidades.

Palavras-chave : Educação médica; Currículo; Atenção primária à saúde; Saúde coletiva; Integralidade em saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt