O conteúdo visual publicado na imprensa durante uma crise sanitária: o caso do Ebola, Espanha 2014

ebola

Resumo

CATALAN-MATAMOROS, Daniel; NASCIMENTO, Beatriz Guzmán do  e  LANGBECKER, Andrea. O conteúdo visual publicado na imprensa durante uma crise sanitária: o caso do Ebola, Espanha 2014. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190271.  Epub 10-Fev-2020. ISSN 1414-3283.  https://doi.org/10.1590/interface.190271.

Considerando o número escasso de estudos neste âmbito, o objetivo é analisar o conteúdo visual na imprensa durante a crise sanitária do Ebola na Espanha, que causou um grande alarme na sociedade em 2014. Em uma amostra de diários nacionais, identifica-se conteúdo visual em 92% (n = 160) dos artigos sobre o Ébola e em 87,5% (n = 14) das capas. A fotografia é o recurso mais utilizado (69,2%), seguido por gráficos (9,2%) e inforgráficos (8,8%), enquanto ‘conflito’ é o enquadramento mais frequente (42%). Detecta-se um rápido aumento no conteúdo visual nos dois primeiros dias da crise, que diminui gradativamente a partir do quinto dia (p <0,001). Este estudo pode abrir novas vias de pesquisas que aprofundem na investigação do conteúdo visual, especialmente durante uma crise sanitaria devido à grande importância que a comunicação adquire.

Palavras-chave : Imagem; Fotografia; Saúde Pública; Crise; Ébola.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100217&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt