O cotidiano hospitalar de crianças com hospitalizações prolongadas: entre tramas dos cuidados com o corpo e as mediações possíveis

crianca

Resumo

SIMONATO, Mariana Pereira; MITRE, Rosa Maria de Araujo  and  GALHEIGO, Sandra Maria. O cotidiano hospitalar de crianças com hospitalizações prolongadas: entre tramas dos cuidados com o corpo e as mediações possíveis. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180383.  Epub Aug 01, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180383.

Esta pesquisa de cunho etnográfico buscou refletir sobre o cotidiano de crianças com condições crônicas e complexas (CCC) com hospitalizações prolongadas. Foram realizadas: coleta de dados em prontuário, observações participantes do cotidiano hospitalar, e entrevistas com as mães de crianças internadas em duas unidades pediátricas. Os principais resultados mostraram que o cotidiano desses sujeitos era engendrado numa íntima relação do corpo com o ambiente e a importância da mediação das mães e dos profissionais de saúde nesse cenário. Como considerações, discute-se sobre as necessidades de saúde das crianças com CCC, que não contemplam apenas medicamentos e técnicas. É fundamental entender que o hospital constitui um espaço de vida cotidiana para essa população, o que implica a valorização da inclusão das mães e a oferta de espaços e atividades que possam favorecer o dia a dia dessas crianças.

Palavras-chave : Doença crônica; Processo saúde-doença; Criança hospitalizada; Assistência hospitalar; Terapia Ocupacional.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832019000100260&script=sci_abstract&tlng=pt