Marangon CMLV, Souza JM. O pediatra e a Educação Permanente em saúde no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Interface (Botucatu). 2021; 25: e200626 https://doi.org/10.1590/interface.200626
Este estudo teve por objetivo conhecer como se dá a Educação Permanente de pediatras do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), conhecer sua base de conhecimentos, habilidades, valores, dificuldades e necessidades. Foi realizado estudo exploratório, descritivo qualitativo com informações coletadas em entrevista por escrito e grupo focal com nove dos onze pediatras atuantes. Foram construídas categorias e unidades de análise com base nos elementos essenciais para aprendizagem significativa no núcleo. Observaram-se aspectos educacionais, políticos, sociais e humanos de modo heterogêneo entre equipes de saúde, que levam à construção do autoconhecimento e da autonomia dos atores envolvidos, mas há limitações na compreensão do exercício da Educação Permanente pelos profissionais da saúde. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de competências desses profissionais e gestores, instrumentalizando-os para a atividade diária de reconhecimento de necessidades, mobilização de saberes, aplicação com reflexão crítica, valores humanos e ética.
Acesso em: https://www.scielo.br/j/icse/a/F8g7dmh6FCGcNbbQ656Ssjs/?lang=en
Palavras-chave: Educação Permanente; Atenção Básica; Relações interprofissionais; Práticas interdisciplinares