O pensamento político-pedagógico de Juan César García: Piaget-Gramsci-Freire e a formação profissional em Saúde na América Latina

Almeida-Filho N. O pensamento político-pedagógico de Juan César García: Piaget-Gramsci-Freire e a formação profissional em Saúde na América Latina. Interface (Botucatu). 2022; 26:e220285. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220285

Resumo
Neste artigo pretendo demonstrar a atualidade do pensamento político-pedagógico de Juan César García no contexto contemporâneo. Com esse objetivo, primeiro discuto a “teoria do modo de produção de médicos” proposta por García, inspirado no referencial marxista. Segundo, sistematizo elementos que permitem delinear uma teoria da educação baseada no materialismo-histórico, com forte influência do pensamento gramsciano, formulada por García em contraposição ao que chama de “pedagogia idealista”. Terceiro, destaco na sua obra elementos político-pedagógicos que precisariam de melhor contextualização para poder avaliar sua efetiva contribuição para a educação profissional em Saúde. Finalmente, apresento argumentos que valorizam a contribuição de Juan César García para a compreensão da dialética permanência-transformação na relação educação-trabalho, sobretudo o papel das instituições encarregadas da formação de sujeitos críticos, criativos e engajados na luta histórica pela qualidade-equidade em saúde.

Palavras-chave
Juan Cesar García; Educação médica; Formação em saúde; Teoria pedagógica; América Latina

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220285