O processo de produção científica e as dificuldades para utilização de resultados de pesquisas pelos profissionais de saúde

APS

 

Resumo

PAULA, Milena Lima de; JORGE, Maria Salete Bessa  and  MORAIS, Jamine Borges de. O processo de produção científica e as dificuldades para utilização de resultados de pesquisas pelos profissionais de saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e190083.  Epub Aug 12, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190083.

O estudou pretendeu conhecer os obstáculos existentes no processo de produção científica em saúde, dando ênfase à incorporação desses resultados na prática dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS). trata-se de pesquisa qualitativa realizada em uma coordenadoria da cidade de Fortaleza, Ceará, e em um serviço de atenção primária. Foram realizados levantamento de projetos de pesquisa e entrevistas com profissionais da coordenadoria e do serviço no período de 2015 a 2016. A análise fundamentou-se na Análise de Conteúdo e os resultados revelaram que empecilhos relacionados à academia e aos serviços de saúde como questões burocráticas para entrada em campo, bem como as dificuldades do serviço em acolher o pesquisador, dificultam a utilização dos resultados das pesquisas. Para uma articulação entre saber e fazer, é necessário o empenho de pesquisadores e dos sujeitos envolvidos na prática, sejam profissionais de saúde ou gestores.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Academia e institutos; Assistência integral à saúde; Da pesquisa à ação; Baseada em conhecimento.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000100271&lng=en&nrm=iso&tlng=pt