Resumo
AZEVEDO, Cláudio Roberto Freire de and GOMES, Romeu.
O uso da narrativa na educação permanente em Saúde: sentidos, êxitos e limites educacionais.
Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170957. Epub May 30, 2019. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/interface.170957.
O artigo tem como objetivo discutir sentidos, êxitos e limites educacionais de narrativas produzidas em curso de capacitação de tutores e facilitadores em Educação Permanente em Saúde.
Marcos conceituais
Temporalidade, Experiência, Hermenêutica-dialética e Metodologias Ativas. O estudo – de abordagem qualitativa – pautou-se no método da narrativa, com vinte textos reflexivos, buscando o significado atribuído a fatos, relações e práticas.
Resultados
O grupo dos cursistas afigurou-se como personagem central. Em termos de cenários, as ideias foram mais exploradas como espaços de construção de experiências subjetivas. Os enredos tanto seguiram a ordem cronológica dos encontros do curso, como se constituíram de agrupamento das experiências por núcleos de sentido.
Conclusão
As narrativas, enquanto ferramentas educacionais inovadoras em educação na saúde, aprofundaram a autonomia e autodeterminação, levando os sujeitos a serem “autores” de sua própria vida, tão intensa e transformadora que foi a “experiência do eu”.
Palavras-chave : Narrativa; Temporalidade; Experiência; Metodologias ativas; Educação permanente.