O uso da narrativa na educação permanente em Saúde: sentidos, êxitos e limites educacionais

narrativas

Resumo

AZEVEDO, Cláudio Roberto Freire de  and  GOMES, Romeu.

O uso da narrativa na educação permanente em Saúde: sentidos, êxitos e limites educacionais.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170957.  Epub May 30, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170957.

O artigo tem como objetivo discutir sentidos, êxitos e limites educacionais de narrativas produzidas em curso de capacitação de tutores e facilitadores em Educação Permanente em Saúde.

Marcos conceituais

Temporalidade, Experiência, Hermenêutica-dialética e Metodologias Ativas. O estudo – de abordagem qualitativa – pautou-se no método da narrativa, com vinte textos reflexivos, buscando o significado atribuído a fatos, relações e práticas.

Resultados

O grupo dos cursistas afigurou-se como personagem central. Em termos de cenários, as ideias foram mais exploradas como espaços de construção de experiências subjetivas. Os enredos tanto seguiram a ordem cronológica dos encontros do curso, como se constituíram de agrupamento das experiências por núcleos de sentido.

Conclusão

As narrativas, enquanto ferramentas educacionais inovadoras em educação na saúde, aprofundaram a autonomia e autodeterminação, levando os sujeitos a serem “autores” de sua própria vida, tão intensa e transformadora que foi a “experiência do eu”.

Palavras-chave : Narrativa; Temporalidade; Experiência; Metodologias ativas; Educação permanente.