Resumo
GALHARDI, Claudia e MINAYO, Maria Cecília de Souza.
Oferta de programação da Rede Globo de Televisão em face de audiência infantojuvenil: estudo empírico.
Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-. Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0499.
Embora a contemporaneidade tenha trazido o desenvolvimento, a presença e o uso de novas plataformas de comunicação e entretenimento, no Brasil a televisão segue sendo o meio massivo mais consumido entre crianças e adolescentes. Nesse cenário, 75,4% das crianças e adolescentes reconhecem a existência de conteúdo inapropriado ao qual eles não deveriam assistir. Este artigo visa revelar o atual quadro de oferta de programas destinados ao público infantojuvenil da emissora de maior audiência no país, a Rede Globo, uma rede de televisão comercial aberta brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo empírico quantitativo, realizado a partir da técnica de análise de conteúdo da programação veiculada no período de março de 2016. Os resultados indicam uma escassa veiculação de conteúdos adequados ao público infantojuvenil.
Palavras-chave : Televisão; Programação infantil; Crianças e adolescentes; Análise de conteúdo; Brasil.