Oferta de programação da Rede Globo de Televisão em face de audiência infantojuvenil: estudo empírico. 

Crinças em frente a TV 72 Prancheta 1

Resumo

GALHARDI, Claudia  e  MINAYO, Maria Cecília de Souza. 

Oferta de programação da Rede Globo de Televisão em face de audiência infantojuvenil: estudo empírico. 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0499.

Embora a contemporaneidade tenha trazido o desenvolvimento, a presença e o uso de novas plataformas de comunicação e entretenimento, no Brasil a televisão segue sendo o meio massivo mais consumido entre crianças e adolescentes. Nesse cenário, 75,4% das crianças e adolescentes reconhecem a existência de conteúdo inapropriado ao qual eles não deveriam assistir. Este artigo visa revelar o atual quadro de oferta de programas destinados ao público infantojuvenil da emissora de maior audiência no país, a Rede Globo, uma rede de televisão comercial aberta brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo empírico quantitativo, realizado a partir da técnica de análise de conteúdo da programação veiculada no período de março de 2016. Os resultados indicam uma escassa veiculação de conteúdos adequados ao público infantojuvenil.

Palavras-chave : Televisão; Programação infantil; Crianças e adolescentes; Análise de conteúdo; Brasil.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005012105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt