Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional

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Resumo

LOPES, Roseli Esquerdo et al. Oficinas de atividades com jovens da escola pública: tecnologias sociais entre educação e terapia ocupacional. Interface (Botucatu) [online]. 2011, vol.15, n.36, pp.277-288. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832011000100021.

Discute-se uma experiência, na forma de Oficinas de Atividades, com jovens de uma escola pública. Trata-se de ações que decorrem de atividades de extensão universitária, caracterizadas por intervenções que buscam o exercício de metodologias participativas, fundamentadas na defesa de direitos que compõem a cidadania. Com o apoio dos pressupostos teórico-metodológicos da terapia ocupacional social e da educação para a liberdade defendida por Paulo Freire, as Oficinas de Atividades têm se constituído como uma tecnologia social de aproximação, (re)construção de projetos e ampliação de redes de suporte junto a jovens advindos de grupos populares urbanos em situação de vulnerabilidade social. O acúmulo dessas experiências tem nos oferecido subsídios para a discussão acerca da implantação desses dispositivos nos espaços da educação formal, com vistas à construção de propostas socieoeducativas fundadas em bases democráticas que carregam um movimento de tensionamento do ordenamento vigente, contribuindo para o enfrentamento de problemáticas sociais contemporâneas.

Palavras-chave: Juventude; Cidadania e direitos; Educação; Terapia Ocupacional; Tecnologias sociais.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832011000100021&script=sci_abstract&tlng=pt