Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família

ODONTO

Resumo

FORTE, Franklin Delano Soares et al.

Olhar discente e a formação em Odontologia: interseções possíveis com a Estratégia Saúde da Família.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170407.  Epub Apr 08, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170407.

Objetivou-se compreender a percepção dos estudantes de Odontologia de uma instituição pública brasileira sobre a inserção desses na concretude do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular nos territórios da Estratégia Saúde da Família (ESF), e as possíveis contribuições desse processo nas suas formações acadêmicas. É um estudo de caso analítico, de abordagem qualitativa, realizado com discentes, mediante grupos focais com roteiros semiestruturados e associados à análise de portfólios produzidos por esses sujeitos pela análise de conteúdo. A partir do olhar do graduando, ora protagonista, ora coadjuvante, observaram-se elementos importantes na perspectiva do fortalecimento do SUS e simultaneamente da sua própria formação, no diapasão da integração ensino-serviço-comunidade. Os discentes percebem o território da ESF como vivo e potente cenário de aprendizado que aproxima o estudante dos serviços de saúde e seus usuários.

Palavras- chave : Sistema Único de Saúde; Atenção básica; Ensino em Odontologia; Aprendizagem.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832019000100224&script=sci_abstract&tlng=pt