Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional

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Resumo

MAROJA, Maria Clara Santana; ALMEIDA JUNIOR, José Jailson de  e  NORONHA, Claudianny Amorim. Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e180616.  Epub 14-Nov-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180616.

Pretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUS.

Palavras-chave : Formação de profissionais de saúde; Problematização; Paulo Freire.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt