Papel docente no fortalecimento das políticas de integração ensino-serviço-comunidade: contexto das escolas médicas brasileiras.

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Resumo

SILVA, Fabiana Aparecida daCOSTA, Nilce Maria da Silva CamposLAMPERT, Jadete Barbosa  e  ALVES, Rosana.

Papel docente no fortalecimento das políticas de integração ensino-serviço-comunidade: contexto das escolas médicas brasileiras.

 Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.1, pp.1411-1423. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0062.

Este artigo analisa a participação e integração de docentes nos serviços assistenciais de Saúde a partir da percepção de atores institucionais de escolas médicas no Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou para coleta de dados o instrumento método da roda e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Participaram da pesquisa 41 cursos de gradução em Medicina, sendo 18 privados e 23 públicos. Os resultados mostram que a participação docente e a integração ensino-serviço limitam-se ao cumprimento de ações previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, às vezes descontextualizados da realidade dos serviços. Conclui-se que, para fortalecer políticas de integração ensino-serviço-comunidade, deve-se investir em formação docente, sensibilizando os profissionais do ensino para uma efetiva integração com o sistema de Saúde e reconhecimento de seu papel social como agente de mudanças.

Palavras-chave : Ensino-serviço; Formação docente; Educação médica.

Acesso em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0062