Participação social e educação popular em saúde: espaços possíveis de diálogo na forma de uma ouvidoria coletiva

Guimarães MB,  Araújo MP. Participação social e educação popular em saúde: espaços possíveis de diálogo na forma de uma ouvidoria coletiva. Interface (Botucatu). 2023; 27:e230197. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230197

Resumos
Este trabalho relata a experiência de um projeto de pesquisa e extensão no âmbito da participação social e da educação popular em saúde, realizado na comunidade de Roda de Fogo, Recife, PE, entre 2019 e 2021. Tem como objetivo descrever como se deu essa experiência, apontar seus resultados e identificar suas potencialidades e desafios. Para a sistematização dos dados, utilizamos gravações, cadernos de campo e atas de reunião do projeto. Ao revisitar todo o material, foi possível ratificar o importante trabalho realizado pela ouvidoria coletiva no âmbito da formação dos estudantes, da participação dos moradores e da interlocução com diversos setores da máquina pública, que, juntos, visaram uma maior compreensão dos inúmeros desafios enfrentados pelos territórios mais empobrecidos. Entretanto, verificamos que as discussões no âmbito do projeto tenderam a se encaminhar para necessidades imediatas, o que comprometeu o sentido político da participação social.

Palavras-chave
Participação social; Educação popular; Saúde Coletiva; Extensão popular

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230197