Percepções dos médicos sobre a educação a distância e a contribuição da especialização em Saúde da Família

Percepções dos médicos sobre a educação a distância e a contribuição da especialização em saúde da família 2018 0037 Diego MM2

Resumo

CEZAR, Diego Menger et al.

Percepções dos médicos sobre a educação a distância e a contribuição da especialização em Saúde da Família.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e180037.  Epub 04-Fev-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180037.

Este artigo situa-se no contexto do Programa Mais Médicos (PMM) para o Brasil. Buscou conhecer a percepção sobre a educação a distância (EAD) e as contribuições no cotidiano das práticas de saúde no estado do Rio Grande do Sul. Por meio de abordagem qualitativa e do uso da metodologia de grupos focais, contou com a participação de médicos do PMM, alunos do curso de especialização em Saúde da Família da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Os resultados indicam que, embora a EAD ainda seja uma novidade para a maioria dos profissionais participantes do PMM, isso não foi um fator impeditivo para a identificação das potencialidades nessa modalidade de ensino, contribuindo para a formação e para a qualificação das práticas cotidianas dos profissionais, tanto em relação a sua atuação clínica individual quanto na condução do trabalho em equipe.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Educação a distância; Educação permanente em saúde.

Acesso em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600207&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt