ROTTA, Maisse Fernandes de Oliveira e NASCIMENTO, Débora Dupas Gonçalves do. Perspectivas profissionais e motivações de estudantes de Medicina para atuação na Estratégia Saúde da Família. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, suppl.1, e190531. Epub 26-Ago-2020. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/interface.190531.
Resumo
Este estudo objetiva caracterizar aspectos motivacionais de futuros médicos relativos às perspectivas profissionais e atuação na Estratégia Saúde da Família (ESF) e as estratégias indutoras do projeto político-pedagógico (PPP) dos cursos. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, com 31 estudantes de Medicina de duas instituições de ensino. Os dados foram coletados a partir da análise dos PPPs e de entrevista. O material empírico foi analisado pela técnica de análise de conteúdo, à luz do referencial da Teoria da Autodeterminação. Emergiram três categorias analíticas: motivação intrínseca, motivação extrínseca e desmotivação. Os resultados demonstraram a ESF como oportunidade de trabalho temporário, com ideologia que cativa os acadêmicos, mas a ação das forças motivadoras extrínsecas resulta na não escolha da área para carreira. É fundamental explorar, nos estudantes, o potencial motivacional intrínseco, desenvolvendo estratégias para romper barreiras que limitam a escolha pela ESF.
Palavras-chave : Perspectivas profissionais; Trabalho; Medicina; Atenção Básica; Educação.
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