Resumo
SILVA JUNIOR, Fernando José Guedes da et al. Pesquisa-ação sobre saberes e práticas de agentes comunitários de saúde acerca da prevenção do comportamento suicida. Interface (Botucatu) [online]. 2021, vol.25, e200386. Epub 19-Mar-2021. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/interface.200386.
Objetivou-se analisar saberes e práticas de agentes comunitários de saúde (ACS) sobre prevenção do comportamento suicida. Estudo qualitativo apoiado pela pesquisa-ação, realizado com 13 ACS. A coleta de dados ocorreu em Unidade Básica de Saúde (UBS) por meio de seminários temáticos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os saberes dos ACS apontam para a relação entre comportamento suicida com perdas (materiais e afetivas), adoecimento mental, isolamento e uso de substâncias psicoativas. Na prática, a prevenção do comportamento suicida envolve avaliação das pessoas em situação de risco por meio do reconhecimento de sinais de alerta; fortalecimento dos vínculos familiares, sociais e religiosos; e apoio do setor de Saúde. Portanto, faz-se necessário que os ACS sejam qualificados para rastreamento de pessoas em situação de risco para comportamento suicida.
Palavras-chave : Comportamento autodestrutivo; Agentes comunitários de saúde; Saúde mental; Atenção primária à saúde; Suicídio