Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Saúde da criança 72 Prancheta 1

Resumo

RAMOS, Júlia Florêncio Carvalho et al. 

Pesquisa participativa e as estratégias de promoção da saúde integral da criança no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 21-Jun-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0280.

Neste artigo, discutem-se aspectos metodológicos de uma investigação que tomou a promoção da participação dos envolvidos como desafio. Interessou compreender os sentidos atribuídos por equipes de Saúde da Família à Caderneta de Saúde da Criança (CSC) e ao desenvolvimento infantil. A pesquisa-intervenção promoveu o compartilhamento de pontos de vista entre pesquisadores e trabalhadores em grupos focais com utilização de narrativas, construindo condições para que os participantes se tornassem protagonistas da investigação proposta. A realização dessa estratégia promoveu: 1) maior apropriação do instrumento; 2) aprofundamento e reposicionamento quanto a questões cristalizadas nos modos de funcionamento das equipes; 3) validação dos resultados da pesquisa. Tais resultados indicam que há uma contribuição das pesquisas participativas para a consolidação do SUS, pois, ao proporem o acesso a um plano comum como estratégia metodológica, promovem também maior engajamento das equipes em relação aos temas propostos.

Palavras-chave : Pesquisa participativa baseada na comunidade; Pesquisa-intervenção; Saúde da criança; Caderneta de Saúde da Criança.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005010101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt