PET-Saúde interprofissionalidade: contribuições, barreiras e sustentabilidade da Educação Interprofissional

Morais IF, Medeiros SM. PET-Saúde interprofissionalidade: contribuições, barreiras e sustentabilidade da Educação Interprofissional. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220319. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220319

Resumo
Objetivou-se analisar as contribuições e barreiras enfrentadas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Interprofissionalidade, bem como debater elementos necessários à sustentabilidade da Educação Interprofissional (EIP). Pesquisa qualitativa desenvolvida em três unidades acadêmicas de uma instituição pública de ensino superior. Os dados foram coletados pelo Google Meet e analisados pela técnica da análise de conteúdo. Emergiram três categorias temáticas: contribuições do PET-Saúde Interprofissionalidade para a indução de mudanças na formação em Saúde, barreiras que afetaram seu desempenho e sustentabilidade da EIP. A análise indica que O PET-Saúde Interprofissionalidade foi uma experiência importante para pautar o debate da EIP nos cursos de graduação e nos serviços de Saúde. As experiências acumuladas nesse programa constituem um arcabouço que não pode ser desprezado e deverá ser lapidado para fundamentar estratégias sustentáveis que considerem a interprofissionalidade como abordagem na reorientação da formação e qualificação da atenção à saúde.

Palavras-chave
Relações interprofissionais; Comportamento cooperativo; Capacitação de equipe; Pessoal de saúde; Educação superior

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220319