Práticas colaborativas nas urgências em Saúde: a interprofissionalidade do Programa PermanecerSUS, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil. 

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Resumo

FIGUEREDO, Wilton NascimentoVERAS, Renata MeiraSILVA, Gilberto Tadeu Reis da  e  CARDOSO, Gustavo Marques Porto. 

Práticas colaborativas nas urgências em Saúde: a interprofissionalidade do Programa PermanecerSUS, Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Brasil. 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0678.

Este artigo apresenta e discute o Programa PermanecerSUS como uma proposta de educação interprofissional (EIP) à formação em Saúde. Possui abordagem qualitativa, sob a perspectiva da Etnografia Institucional (EI). A discussão se respalda no conteúdo registrado no diário de campo construído pelo pesquisador-etnógrafo durante a observação participante em duas unidades de urgência hospitalar, na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Os resultados sugerem que o programa desenvolve competências como o trabalho em equipe, a intercomunicação e a solução de problemas em conjunto entre os estudantes; e proporciona integração educação e trabalho. Entretanto, os desafios do PermanecerSUS estão pautados em proporcionar melhorias na relação comunicacional entre os estagiários e profissionais do serviço e investir na formação dos preceptores do estágio, com perspectivas de mudanças das práticas e impactos à qualidade da assistência nos serviços de saúde.

Palavras-chave : Educação interprofissional; Colaboração interprofissional; Trabalho em equipe; Aprendizado colaborativo.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005012108&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt