Prevenção quaternária, reforma curricular e educação médica

Depallens MA, Guimarães JMM, Faria L, Cardoso AJC, Almeida-Filho N. Prevenção quaternária, reforma curricular e educação médica. Interface (Botucatu). 2020; 24(Supl. 1):e190584. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.190584

Resumo

Desde uma perspectiva crítica e de enfrentamento à problemática da sobremedicalização, a prevenção quaternária (P4) emergiu como um conceito inovador, propondo alternativas para prevenir os eventos iatrogênicos e otimizar os custos da saúde. O presente ensaio foi elaborado a partir de uma revisão histórico-conceitual da P4 e dos modelos de educação médica, visando compreender como a P4 poderia se constituir como um elemento estratégico para remodelar a educação médica. O artigo aprofunda aspectos conceituais da P4; aborda a educação médica a partir de uma perspectiva histórica; aponta as interligações dinâmicas entre a P4, as práticas de saúde e a educação médica; e, por fim, expõe os motivos pelos quais a P4 pode se tornar um elemento central da educação médica.

Palavras-chave
Prevenção quaternária; Doença iatrogênica; Educação médica; Uso excessivo de produtos e serviços de saúde; Saúde Pública

Acesso em: https://doi.org/10.1590/Interface.190584