Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade

espaco2

Resumo

BRAVO, Victória Ângela Adami et al.

Produzindo pesquisa, formação, saúde e educação na integração ensino, serviço e comunidade. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.1, pp.1481-1491. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0440.

Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de pesquisas, produção de conhecimento e formação na interface universidade e serviços de saúde, a partir do programa Pró-Ensino na Saúde (Capes Edital no 24/2010). Apresenta a educação problematizadora, a formação interprofissional, a educação permanente de professores e profissionais de saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais como mobilizadoras da formação profissional comprometida com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente na valorização da integração universidade pública com serviços de saúde. As pesquisas desenvolvidas abordaram diferentes dimensões do ensino na Atenção Primária à Saúde, envolvendo práticas pedagógicas, formação e desenvolvimento docente, atuação do profissional de saúde como professor, inovações pedagógicas e questões relacionadas à prática do trabalho em saúde. Na riqueza e diversidade dos estudos, aponta-se fragilidade na relação orgânica entre universidade e atenção primária e observam-se inovações que caminham para a ruptura do ensino instituído.

Palavras-chave : Educação superior; Atenção primária à saúde; Relações interprofissionais.

Acesso em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0440