Programa Mais Médicos e as Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior

maismedicos

 

Resumo

VARGAS, Annabelle de Fátima Modesto; VARGAS, Diogo de Souza; CAMPOS, Mauro Macedo  e  CAETANO, Rodrigo da Costa.

Programa Mais Médicos e as Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e170903.  Epub 31-Jan-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170903.

O artigo foi construído a partir de uma pesquisa exploratória e documental que investigou as matrizes curriculares dos cursos de Medicina de três instituições de ensino superior (IES), buscando identificar o peso que atribuem a uma formação mais humanista dos seus estudantes, nos moldes do Programa Mais Médicos (PMM). Foram examinadas duas instituições brasileiras, uma pública e uma privada, ambas no Rio de Janeiro e uma terceira, cubana. Na formação dos médicos cubanos nota-se uma intensidade nas disciplinas categorizadas como Formação em Saúde Pública. Na contramão desse desenho, tem-se que a formação do médico brasileiro reflete o conflito entre o ensino e a realidade do país, visível na dificuldade em formar médicos para atuarem na Atenção Primária à Saúde (APS) e em fixá-los nos mais remotos lugares do Brasil.

Palavras-chave : Educação médica; Políticas públicas; Saúde Pública.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt