Bianchi PC, Rosan LT. Reflexos da formação interprofissional na trajetória profissional: percepção de egressas de Terapia Ocupacional. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220490. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220490
Resumo
A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) constitui-se como uma estratégia para formação de profissionais capazes de trabalhar em equipe por meio de competências colaborativas e da aprendizagem baseada em interações. O Projeto Pedagógico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseia-se nos princípios da EIP para a formação de profissionais, dentre eles, terapeutas ocupacionais. Objetivou-se compreender a influência da formação interprofissional na trajetória profissional de terapeutas ocupacionais egressas da Unifesp. Pela abordagem qualitativa, produziram-se informações por aplicação de formulário on-line semiestruturado, analisado posteriormente com base na Análise Temática. Os resultados revelaram que a formação interprofissional possibilita segurança às profissionais nas práticas colaborativas, no fomento ao trabalho em equipe e no desenvolvimento de ações que visam à integralidade do cuidado. Notou-se, porém, dificuldades no reconhecimento da identidade profissional da Terapia Ocupacional e na ação conjunta com profissionais formados em perspectiva disciplinar.
Palavras-chave
Terapia ocupacional; Educação interprofissional; Egressos; Relações interprofissionais
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220490