Resumo
CARVALHO, Monica Sampaio de; MERHY, Emerson Elias and SOUSA, Maria Fátima de. Repensando as políticas de Saúde no Brasil: Educação Permanente em Saúde centrada no encontro e no saber da experiência. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e190211. Epub Sep 02, 2019. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/interface.190211.
Este artigo tem o objetivo de discutir a formação em Educação Permanente em Saúde (EPS), denominada “EPS em Movimento” e realizada em 2012 pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS) do Brasil, em parceria com instituições de ensino, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), e que teve como aposta principal dar visibilidade às experiências de EPS, provenientes das afecções e dos encontros. Pretende-se cartografar e compreender essa experiência, seu caráter inovador e a conexão com os modos como as políticas de saúde para o SUS estão sendo formuladas e implementadas, incluindo a Política de Educação Permanente em Saúde instituída no Brasil desde 2003.
Palavras-chave: Políticas de saúde; Educação permanente; Encontro.