Hernández-Holguín DM, Urrea-Arroyave RD, Vaca-Martínez NA. Teatro pedagogia, uma experiência de construção de paz na Antioquia, Colômbia. Seus aportes à saúde mental. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220463. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220463
Resumo
O estudo da saúde mental na Colômbia e no mundo tem focado numa perspectiva morbicentrica e comportamental. Este trabalho apresenta um estudo de caso que teve como objetivo compreender de que maneira o processo de formação em teatro pedagogia, como iniciativa de construção de paz, pode contribuir à saúde mental. A partir da confluência do teatro social, a pedagogia crítica e as experiências de vida dos e das participantes, e mediante categorização, realizou-se análise documental, de diário de campo, entrevistas e grupos de discussão. Participaram pessoas envolvidas na formação e público assistente nos foros das apresentações teatrais. Foram encontrados elementos sobre cura, corpo, jogo, movimento e simbolização na relação com a saúde mental. Espera-se que este seja uma contribuição à democratização na saúde mental em contextos de sofrimento social.
Palavras-chave
Paz; Saúde mental; Teatro
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220463