Tendências das publicações especializadas no campo da educomunicação e alfabetização midiática na América Latina

Lotero-Echeverri G, Romero-Rodríguez LM, Pérez-Rodríguez A. Tendências das publicações especializadas no campo da educomunicação e alfabetização midiática na América Latina. Interface (Botucatu). 2019; 23:e180193. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.180193

Resumo

Analisam-se as tendências recentes de pesquisa em comunicação publicadas nas nove revistas de comunicação mais significativas da América Latina. A pesquisa se centra na revisão dos artigos científicos publicados entre 2013 e 2017 em Scopus. A metodologia se baseia na consulta de bases de dados, sua sistematização por meio de gestores bibliográficos e a analise do conteúdo qualitativo dos textos selecionados, com o uso do software QDA NVIVO11. Estudam-se 167 artigos que abrangem temáticas de educomunicação, alfabetização midiática e narrativas transmídia. Pode-se identificar o predomínio da autoria individual, assim como a filiação a uma só instituição e a um só país, com destaque para Brasil e Espanha. A respeito do conteúdo, predomina o foco temático sobre mídia e os entornos digitais, assim como uma abordagem qualitativa das pesquisas.

Palavras-chave
Comunicação; Educação; Educomunicação; Alfabetização midiática; Revista científica

Acesso em: https://doi.org/10.1590/Interface.180193