Uso de serviço de emergência por motivos não urgentes: estudo qualitativo com usuários de um pronto atendimento, Vitória, ES, Brasil, 2019

Rodrigues MM, Sarti TD, Almeida APSC, Fontenelle LF, Lazarini WS. Uso de serviço de emergência por motivos não urgentes: estudo qualitativo com usuários de um pronto atendimento, Vitória, ES, Brasil, 2019. Interface (Botucatu). 2024; 28: e230493. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230493

Resumos

A Atenção Primária à Saúde (APS) é considerada a porta de entrada preferencial para o cuidado no sistema de saúde; já os serviços de emergência são destinados para situações que exigem atendimento imediato. Este artigo buscou identificar motivações para o uso de pronto atendimentos por problemas de saúde não urgentes em usuários deste serviço. Trata-se de um estudo qualitativo baseado em 29 entrevistas semiestruturadas realizadas em 2019 com usuários de um pronto atendimento do município de Vitória, ES. Os entrevistados percebem os serviços de urgência e emergência como aqueles nos quais obterão cuidados imediatos com maior facilidade e resolubilidade, já que acessar a APS de uma maneira imediata, rápida e resolutiva se apresentou difícil. A utilização de prontoatendimentos por motivos não urgentes mostrou-se complexa e envolve não apenas a dificuldade de acesso à APS, mas a própria compreensão individual e coletiva do papel de cada equipamento do sistema.

Palavras-chave
Serviços médicos de emergência; Atenção Primária à Saúde; Acesso aos serviços de saúde; Planejamento em saúde; Serviços de saúde

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230493