CHAMADA PÚBLICA, Suplemento Especial sobre Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil.

CHAMADA PÚBLICA, Suplemento Especial sobre Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil

 

A OPAS/OMS Brasil e o Ministério da Saúde, em parceria com a revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação, convidam pesquisadores, acadêmicos, professores, gestores, trabalhadores e usuários do SUS que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas de saúde, a participar do Suplemento Temático da revista Interface sobre “Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil.

A publicação deste suplemento visa incentivar a produção técnico-científica e a análise dos processos relacionados à formação em saúde que emergiram a partir do Programa Mais Médicos, abordando a trajetória e o legado da política de educação em saúde desenvolvida.

Com isso, objetiva-se incentivar a análise e o debate sobre políticas recentes de formação na reorientação da educação médica.

Os artigos podem ser submetidos, tratando desta temática, dentro dos seguintes eixos: I – Democratização do acesso ao ensino médico; II – Gênese da Política Nacional de Expansão das escolas médicas; III – O impacto do Programa Mais Médicos e das Diretrizes Curriculares de 2014 no projeto pedagógico das escolas médicas; IV – Provimento, fixação e desenvolvimento docente nas escolas médicas no Brasil; V – Relações institucionais entre as novas escolas médicas e aquelas existentes; VI – Experiências da implantação e desenvolvimento das escolas médicas criadas a partir do Programa Mais Médicos; VII – Implementação das ações do eixo formação do Programa Mais Médicos (graduação, residência, módulos de acolhimento e avaliação, supervisão/tutoria acadêmica, especialização e módulos educacionais); VIII – Residências Médicas: o redirecionamento da formação médica e a (re)emergência da Medicina de Família e Comunidade.

As seções a serem cobertas pelo suplemento temático são:

  • Artigos: textos ensaísticos, analíticos ou de revisão resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo (de natureza qualitativa), referentes à temática do fascículo (até seis mil palavras);
  • Espaço Aberto (Relato de experiência): textos que descrevam e analisem criticamente experiência relevante para o escopo do suplemento, à luz da literatura nacional e internacional, sempre que couber (até cinco mil palavras).

Os manuscritos submetidos serão avaliados em duas etapas, seguindo as normas da revista Interface, conforme descrito em “Avaliação de manuscritos e publicação dos originais aprovados” no endereço <https://backup.interface.org.br/submissao>.

A submissão estará aberta no período de 1º de agosto a 30 de outubro de 2017 no endereço: <https://mc04.manuscriptcentral.com/icse-scielo>. É importante, no ato da submissão, informar na carta aos editores que se trata de manuscrito dirigido ao suplemento “Desenvolvimento e Expansão do Ensino em Saúde no Brasil.

 

Sem título 1