Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem:  15 anos de transformações nas masculinidades, práticas de cuidado e saúde

Chamada de artigos para Suplemento Especial da revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação sobre os “15 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem”

Organização: Interface: Comunicação, Saúde, Educação e Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

Os estudos sobre saúde dos homens têm apresentado crescente importância na produção científica e no campo da saúde coletiva, em especial devido à ampliação da compreensão de que os padrões de masculinidade produzem condições de saúde desfavoráveis para a população masculina, que apresenta maiores taxas de óbito em todas as faixas etárias até 80 anos e pela maioria das causas de mortalidade.

Com o objetivo de promover a disseminação de conhecimento atualizado e relevante, bem como incentivar a produção científica nesta área, faz-se necessário construir espaços para a publicação de de artigos originais de estudos, revisões e relatos de experiência relacionados à saúde dos homens, tendo em vista os 15 anos da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

Essa é uma iniciativa criada pela parceria entre a Coordenação de Atenção à Saúde do Homem do Ministério da Saúde com a revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação, com apoio de  pesquisadores do campo de Gênero, Masculinidades e Saúde.

Considerando a necessidade de qualificação das ações de cuidado integral à saúde dos homens, sobretudo no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), identifica-se a urgência de produção científica sobre homens, masculinidades, práticas de cuidado e saúde, visando a atualização acerca do tema, de modo a dar sustentação técnico-científica para a PNAISH.

Esta chamada pública de artigos pretende contemplar os estudos mais atuais sobre saúde da população masculina que abordem a relação dos homens com as práticas de cuidado e com os serviços de saúde, que considerem os determinantes socioculturais de saúde e suas interseccionalidades.  Além disso,   objetiva-se ainda contemplar estudos sobre a PNAISH, seus eixos temáticos, objetivos e processos de implementação, execução, monitoramento e avaliação.

O Suplemento Especial Saúde do Homem publicará um total de 20 artigos classificados entre aqueles aprovados no processo de avaliação realizado pela revista, com a participação de editores convidados e avaliação por pares de especialistas ad hoc.

A revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação interdisciplinar, de acesso aberto, publicação contínua, editada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp. Tem como missão publicar artigos e outros materiais relevantes sobre a formação de profissionais de saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes e as Ciências Sociais e Humanas, que contribuem para o avanço do conhecimento nessas áreas. Prioriza abordagens críticas e inovadoras e a pesquisa qualitativa.

As Seções a serem cobertas pelo suplemento temático são:

Artigos – textos analíticos resultantes de pesquisas originais teóricas ou empíricas referentes a temas de interesse para a revista (até seis mil palavras).

Revisão – textos de revisão da literatura sobre temas consagrados pertinentes ao escopo da revista (até seis mil palavras).

Relatos de Experiência – textos embasados teoricamente que descrevam e analisem criticamente experiências relevantes para o escopo da revista (até cinco mil palavras).
Instruções aos/às autores/as

As normas de preparação dos manuscritos na revista Interface estão disponíveis em: https://interface.org.br/submissao/

Submissão dos trabalhos

O processo de submissão dos textos será realizado em duas (2) etapas obrigatórias: 1) Submissão de resumos ampliados e 2) Submissão dos manuscritos finais.

Etapa 1. Preparo e submissão dos resumos ampliados

O resumo ampliado, coerente com a seção em que será submetido, deve conter: 1) título; 2) 3 (três) palavras chaves; 3) delimitação do problema/tema; 4) objetivos; 5) referencial teórico e método; 6) resultados, análises; 7) considerações breves e 8) referências bibliográficas. O resumo ampliado deve ter entre um mínimo de 500 e máximo de 800 palavras. Ver no quadro ao final prazos e link para submissão do resumo.

Os resumos serão avaliados quanto à:  adequação à proposta do Suplemento e escopo da revista;  coerência entre objetivos e abordagem teórico-metodológica e adequação dos outros itens listados. Para a continuidade do processo de avaliação os trabalhos aprovados nesta etapa devem ser submetidos na etapa 2, conforme orientação que segue.

Etapa 2. Submissão do texto completo

Apenas os trabalhos cujos resumos foram selecionados na primeira etapa podem ser submetidos nesta Etapa 2, seguindo as normas de submissão da revista para cada uma seções previstas nesta Chamada. Atentar para os limites de palavras e escopo das seções Artigos, Revisão e Relatos de Experiência.

CRONOGRAMA

PrazosAtividades
15/04/2024 a 15/05/2024  Submissão do resumo por meio do formulário:  https://forms.gle/Jy32bhQLTafEHRn59
até 07/06/2024  Divulgação do resultado da avaliação dos resumos (Primeira Etapa) 
até 21/07/2024  Submissão do manuscrito na plataforma da revista Interface em: https://mc04.manuscriptcentral.com/icse-scielo  

Organizadores/as do Suplemento:

Prof. Dr. Antonio Pithon Cyrino (Interface, Unesp); 

Prof. Dr. Tiago Rocha Pinto (Interface, Unesp);

Prof. Dr. Jorge Lyra (UFPe);

Prof. Dr. Benedito Medrado (UFPe);

Prof. Dr. Wagner dos Santos Figueiredo (UFSCar);

Dr. Celmário Costa Brandão (COSAH/DGCI/SAPS/Ministério da Saúde)

Dr. Fernando Pessoa de Albuquerque (COSAH/DGCI/SAPS/Ministério da Saúde).