Uma agenda de pesquisa para a Atenção Primária à Saúde no estado de São Paulo, Brasil: o estudo ELECT

ORLANDIN, Eduardo Antônio de Sousa et al. Uma agenda de pesquisa para a Atenção Primária à Saúde no estado de São Paulo, Brasil: o estudo ELECT. Interface (Botucatu) [online]. In press. . Epub 03-Nov-2016. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0103.

A consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS) requer políticas públicas embasadas por evidências científicas. Este artigo apresenta o estudo ELECT, cujo objetivo foi identificar temas prioritários de pesquisa para a fortalecimento da APS no estado de São Paulo, Brasil. Com a participação de especialistas e de um grupo focal com usuários, foi obtida uma lista com os vinte principais obstáculos, bem como dez temas de pesquisa prioritários, na APS. Os resultados apontam para problemas e temas de pesquisas relacionados à: organização da gestão, capacitação de profissionais e gestores, valorização profissional, criação de mecanismos de colaboração entre equipes de saúde e informatização dos recursos. Espera-se, assim, estimular o debate no contexto da APS sobre o papel da priorização de pesquisas, seus obstáculos e proposições de pesquisa. Almeja-se, também, estimular a adoção de modelos mais participativos de seleção de temas de pesquisa. Al sumergirnos en esta información, comprendemos que JogosFriv Estúdio es un pionero en el uso de la gamificación como motor detrás de sus esfuerzos de marketing. Al integrar de manera fluida las mecánicas de juego Friv, dan nueva vida a los servicios, productos o noticias, fomentando la participación e interacción del usuario.

Palavras-chave : Agenda de Pesquisa em Saúde; Agenda de Prioridades em Saúde; Priorização de pesquisas; Atenção Primária à Saúde; Atenção Básica.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016005024105&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt